sábado, 6 de junho de 2009

Foz do Iguaçu - Novas idéias!

Foz do Iguaçu e Mercado de turismo.

Que Foz do Iguaçu é linda, maravilhosa e muito mais todos sabem, o que muita gente não sabe é que o Turismo teria e tem muito mais a oferecer á Foz do Iguaçu.
Desde minhas primeiras leituras de artigos acadêmicos, livros e outras publicações, muito autores sempre diziam que ‘’Turismo é um grande gerador de divisas e postos de trabalhos, pois movimenta vários setores da economia’’ – uma grande verdade! O Turismo está ligado a tudo. Você precisa de transporte, de hospedagem, de ingressos, de informações sobre o local e no local de destino e consequentemente, todos estes serviços estão ligados a outros mais e assim, se compõe uma grande cadeia produtiva que nem nos damos conta de tudo que está envolvido ao visitarmos uma cidade, sendo dispensado um grande esforço por parte de profissionais de todos os setores envolvidos para que tais serviços sejam prestados da melhor forma possível, sendo isto considerado básico.
O que desejo ressaltar e deixar claro aqui é um chamado à criatividade, produção e preocupação não só enquanto profissionais do setor de turismo, mas enquanto iguaçuenses, com o dever que temos de contribuir para o crescimento e posterior desenvolvimento do turismo em nossa cidade, através de cobrança por parte de políticas públicas que incentivem a criação e a entrada de novos produtos, apoio à idéias inovadoras, apoio à projetos que nem ao menos precisam ser realizados e sim aproveitados – desde os que estão em poder de órgão públicos aos trabalhos de conclusão de curso, empoeirados em prateleiras de universidades.
Turismo tem muito mais a nos dar – é nossa vocação! Precisamos disseminar esta idéia e não somente dizer que o mundo pode ser melhor, devemos começar com a nossa casa. Quantos lugares vazios, abandonados você já viu e talvez tenha pensado:’’Este lugar teria um enorme potencial de desenvolvimento turístico, um grande produto!’’ Com certeza já teve este insight. Então, uma provocação: Sejamos mais criativos, cobremos, participemos mais!
Imagem: Avenida Beira Rio - Próxima a Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu - produto em potencial.

3 comentários:

  1. Parabéns pela abertura do Blog, uma visão inteligente que estamos precisando. Foz do Iguaçu cada vez mais está carente de atitudes com esta. Mais uma vez, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o que foi descrito na matéria; Como já mencionei no blog `desvendandofoz´ as empresas e profissionais envolvidos no setor de turismo de Foz estão em sua maioria interessados somente que o seu `cascaio´ caia no `borso´... e não interessam-se no desenvolvimento do setor, na criação de projetos inovadores (que possam beneficiar a todos os envolvidos) e na evolução da economia da cidade. Foz do Iguaçu, com toda a sua diversidade de atrativos, representa um dos mais belos destinos turísticos do mundo e possui riquezas naturais incomparáveis, porém infelizmente os líderes da cidade e do setor não investem o suficiente para que a cidade verdadeiramente sobreviva do que poderia tornar-se uma potência econômica: o TURISMO.
    Abraços, Fran Nied Lopes

    ResponderExcluir
  3. Excelente Viviane. Simples, direto e verdadeiro. O processo criativo desencadeia a partir destas vertentes. Parabéns e sucesso ao Blog, que pela demonstração da primeira postagem, alcançará certamente vida longa !

    ResponderExcluir